MDR – Conheça o que há de mais inovador em Segurança de Dados

Design sem nome ()

Ataques hacker, ransomware, invasões. São tantas as variáveis que deixam os dados de sua empresa vulneráveis que parece impossível ter um sistema eficiente para prevenir-se.

Mas é assim, em meio a desafios de cenários por vezes caóticos que surge a inovação, e com a Tecnologia não seria diferente. Aliás, essa é uma das coisas que mais nos motiva aqui na itl.tech a trabalhar sempre e melhor: estar ao lado dos nossos clientes e construir uma TI cada vez mais sólida, produtiva e rentável.

E é por isso que quero apresentar a você um novo sistema que está mudando a forma como a segurança de dados é tratada.

Estou falando do MDR (Managed, Detection and Response), uma estratégia de segurança desenvolvida especialmente para empresas que não possuem equipes dedicadas em tempo integral para cuidar da segurança de dados.

Imagine ter uma equipe global de operações de segurança atuando 24 horas por dia, sete dias por semana, para prevenir ataques ao seu sistema?

Pois é exatamente isso que acontece. Uma equipe de especialistas em segurança ao redor do mundo monitora 24 x 7 os sistemas de seus clientes e consegue detectar, em tempo real, eventuais ameaças e ainda alimenta ferramentas de BI e IA com informações colhidas nessa troca entre especialistas.

Com a troca permanente de informações de ataques ao redor do mundo, esses profissionais estão muito mais capacitados a monitorar, gerenciar e inclusive agir em caso de necessidade para prevenir danos à sua rede, fazendo a análise de pontos vulneráveis e as respectivas correções.

Caso seja verificada alguma atividade maliciosa, os profissionais fazem um estudo mais aprofundado para identificar as causas e trocam informações com toda a rede de especialistas. O resultado é um conjunto de profissionais que dispõe de dados e insights para deixar seus dados muito mais protegidos.

O risco maior está fora do ambiente de controle

Hoje usamos a tecnologia em todo lugar – cafés, restaurantes, em casa -, e com o trabalho híbrido os equipamentos estão fora da área de segurança de um sistema, por mais parametrizado e controlado que este seja.

Os perigos estão exatamente no momento em que os dados vão da periferia para o centro, como da máquina para a nuvem, por exemplo, ou então no momento de implantação de um novo sistema.

Por mais que a equipe de segurança de dados de sua empresa e seus funcionários sejam treinados constantemente, os criminosos sabem quais são os pontos vulneráveis durante a circulação de dados.

Investir em ferramentas de anti-virus e firewall para se proteger é fundamental, mas não garante proteção total, isso é fato, em qualquer ambiente. Existem backdoors conhecidas e backdoors desconhecidas para os mais experientes profissionais de cybersegurança e a cada dia uma nova surpresa acontece.

A bandidagem digital está muito à frente daqueles que trabalham comprometidos e com seriedade.

O MDR não substitui ferramentas existentes, pelo contrário, ele foi desenvolvido para potencializar o aproveitamento de todos esses recursos. Existe ainda um ganho colateral, pois através da atividade de detecção e resposta você aumenta a acuracidade quanto às vulnerabilidades existentes no ambiente.

Com o MDR, seu negócio conta com uma equipe global de operações de segurança que faz a detecção e age com respostas gerenciadas, além de assistência a endpoints, para oferecer uma solução acessível e rápida a ataques.

O ambiente de ameaças evoluiu, mas a tecnologia está conseguindo acompanhar essas mudanças e posicionar sua empresa um passo à frente!

Mais lidas