Esporte e Tecnologia

Design sem nome

O QUE A TECNOLOGIA PROPORCIONA AO ESPORTE?

Há décadas a tecnologia marca momentos importantes do esporte e proporciona mudanças impressionantes, conforme avançam as pesquisas e aumenta a performance dos aparelhos e equipamentos. São muitas as vantagens que a tecnologia oferece a jogadores, árbitros, comissões e até espectadores de vários esportes.

Nanotecnologia, bolas com chips e roupas e equipamentos, como coletes que ajudam na adequação às condições climáticas ou chuteiras especiais, são exemplos de tecnologias que permitem melhor performance e rendimento de um atleta e já fazem parte do dia a dia, inclusive, de muitos times de futebol, para falar de um dos esportes mais amados pelos brasileiros e também porque estamos em plena Copa do Mundo.

Com o passar do tempo, outros formatos de vantagens proporcionadas ao esporte justamente pela tecnologia aparecem no cenário mundial.

ANÁLISE DE DADOS E DESEMPENHO DOS JOGADORES

O uso de dados para avaliar o desempenho de um time e de cada jogador é um bom exemplo de nova vantagem proporcionada pela tecnologia, principalmente ao futebol. As estatísticas eletrônicas são realizadas por especialistas e comissões técnicas com o uso de programas e softwares especiais, de equipamentos de vídeo e também de equipamentos para monitoração do corpo dos jogadores. Com ela, técnicos e preparadores sabem precisamente o que acontece em cada jogada (passes certos e errados, gols, marcações, impulso, quilômetros corridos em campo etc.) e registram, também, ocorrências dos jogos (por exemplo, quantidade de cartões e faltas). Desta forma, fica mais fácil compreender – cada vez mais e melhor – qual o melhor funcionamento do esquema tático desejado.

O HOMEM QUE MUDOU O JOGO

O filme O homem que mudou o jogo (Moneyball), protagonizado por Brad Pitt, ilustra o que a tecnologia pode proporcionar ao esporte. No longa, um treinador de beisebol descobre que a chave para o bom desempenho do time é usar as estatísticas para selecionar os atletas conforme o desempenho individual. Moneyball mostra que, aliadas, matemática e tecnologia podem ser transformadas em grandes conquistas.

OUTRAS INFLUÊNCIAS

E a influência positiva da tecnologia ao esporte não para por aí: telas maiores dentro dos estádios, melhores sistemas de som e até catracas eletrônicas e/ou automatizadas também demonstram o avanço da tecnologia e uma evolução da experiência, desta vez para o público que vai aos estádios e ginásios.

OS PRÓS, MAS TAMBÉM OS CONTRAS

Apesar de estarmos falando das vantagens da tecnologia ao esporte, é importante destacar que esta mesma tecnologia pode, em alguns casos – dentro e fora do esporte – se tornar inimiga ou até vilã. Nem sempre é fácil definir se o avanço e a modernidade ajudam ou atrapalham, mas sabemos que, se aplicada em excesso ou de maneira equivocada, a tecnologia pode prejudicar muita gente. Fato é que as modernidades vieram para ficar, mas para serem aplicadas é preciso fazer investimentos, portanto, vale lembrar: atenção para não deixar que elas aumentem as distâncias e disparidades, por exemplo, entre ricos e pobres.

BOLA PRA FRENTE, BRASIL!

Agora, vamos voltar ao futebol.

Com tanta tecnologia, imagine o que está por vir a partir de 14 de junho. É chegada a Copa do Mundo! Antes de mais nada, fique sabendo que as modernidades mencionadas acima já fazem parte da rotina da Seleção Brasileira. Segundo a própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF), cada membro do elenco já tem seus dados analisados por uma ferramenta de avaliação on time e, conforme os treinos e partidas acontecem, os jogadores são constantemente monitorados.

A CBF diz esperar aumento na intensidade dos movimentos dos jogadores durante esta Copa, justamente levando em consideração os estudos e análises já feitos. Então, nos resta torcer, tanto pela funcionalidade da tecnologia, quanto por nossa seleção. Boa sorte aos escalados pelo técnico Tite. Bola pra frente, Brasil!

 

Mais lidas