Por muitas décadas o conhecimento era exclusivamente de quem poderia buscá-lo a partir de outras cidades, estados, ou até países. Somente as pessoas mais abonadas ou que tinham muita sorte conseguiam alcançar saberes que para seus pares eram quase impensáveis.
Mas o mundo sofre mudanças e avanços todos os dias, e tudo tem um começo não é mesmo? O que antes era difícil, caro e desgastante, hoje é obtido apenas com vontade e alguns cliques ou toques em computadores, tablets e celulares.
Essa grande mudança começou com a globalização e ganhou força a partir dos anos 90 com a mudança do pensamento restritivo das universidades e a crescente chamada dos países em desenvolvimento para qualificar seus estudantes e transformá-los em profissionais capacitados.
A partir disso foram surgindo diversas formas de educação a distância com os chamados Cursos EAD, que fazem parte da vida de milhões de brasileiros. Conforme estudo realizado pelo INEP no ano passado, o ensino a distância já contempla mais de 20% do total de estudantes matriculados em cursos superiores no Brasil, e a tendência é que esse número cresça a cada ano.
As instituições que apostam nesse modelo de ensino estão ganhando cada vez mais destaque, como é o caso da Kroton, a maior empresa privada de educação do mundo, e grande parte disso está relacionada com alto investimento da empresa em plataformas de ensino digital.
Além de serem uma grande inovação também auxiliam pessoas que não teriam condições de se deslocar até instituições, seja por questões financeiras ou até mesmo por falta de tempo, a terem uma graduação e um ensino de qualidade para se colocar no mercado de trabalho.
Se você se enquadra em alguma dessas opções, fique por dentro de algumas dicas para se matricular nas instituições mais importantes do país que oferecem cursos na modalidade EAD:
- INSPER – A instituição oferece cursos online de marketing análitico, gestão de operações, administração financeira, entre outros;
- FGV – A Fundação Getúlio Vargas conta com cursos a distância nas modalidades de graduação, atualização, aperfeiçoamento, especialização, MBA e até mesmo cursos gratuitos de diversas áreas de conhecimento.
- ESTÁCIO – A Estácio possui diversas opções de cursos tradicionais de graduação em bacharelado, licenciaturas, e ainda conta com cursos superiores na área de tecnologia.
Todas essas instituições contam com preços acessíveis e plataformas interativas nas quais o aluno pode vivenciar toda a experiência de ensino com preços acessíveis e totalmente online, para poder adequar o seu tempo ao aprendizado oferecido.
Além desses tipos de cursos, com o crescente avanço da tecnologia e a facilidade do acesso a internet, outras modalidades também estão em alta. Exemplo disso, são os cursos de idiomas que estão apostando cada vez mais em suas plataformas online.
Há alguns anos, os jovens que podiam cursar línguas estrangeiras, como o inglês e o espanhol, faziam parte de uma pequena parcela da sociedade, uma vez que esse tipo de curso tinha preços bastante inacessíveis e os pais que poderiam arcar com custos maiores em educação optavam por matricular seus filhos em escolas de ensino fundamental e médio particulares.
Hoje em dia, isso não é mais um empecilho para que se aprenda outro idioma, por meio até mesmo de aplicativos e vídeos de plataformas de streaming, jovens e adultos têm acesso direto a cursos completos, que ensinam diversos idiomas, como mandarim, francês, italiano, coreano, entre muitos outros.
Muitas vezes esse tipo de plataforma de ensino é ainda mais didática e interativa do que a própria sala de aula, fazendo com que as pessoas tenham muito mais interesse em aprender outros idiomas. Uma simples pesquisa na internet aponta vários exemplos de aplicativos e cursos online que ensinam línguas estrangeiras.
Por todas essas facilidades, as faculdades e cursos de idiomas não estão sozinhos na onda das plataformas de ensino online. Basicamente, é possível fazer cursos para aprender praticamente qualquer coisa. Em uma pesquisa rápida por meio de um buscador, é fácil encontrar cursos relacionados a negócios, saúde, esportes, desenvolvimento pessoal, preparatórios para vestibular, exames como o da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre muitos outros.
É preciso muito cuidado antes de fazer um investimento, pois nem sempre as pessoas que ministram esse tipo de curso possuem a qualificação necessária para isso. Portanto é muito recomendável que se busque informações e avaliações das instituições antes de adquiri-los.
Pessoas de todas as idades podem se matricular em cursos que vão desde opções de “como fazer quitutes”, até cursos em instituições reconhecidas mundialmente, como Harvard que oferece cursos em diversas áreas, com emissão de certificados, bastando que o aluno faça um cadastro no site da universidade.
Com tantas informações e cursos disponíveis no mercado, até mesmo de forma gratuita, o ensino a distância tem se mostrado uma das melhores e mais acessíveis formas de aprendizado. Por isso, não há mais desculpas para estar em constante desenvolvimento de suas habilidades. Aproveite o que a tecnologia tem de melhor!