O QUE É A GESTÃO DE INFRAESTRUTURA DE TI?
Gerenciar a infraestrutura de TI de um negócio deve funcionar com base em modelos preventivos. A gestão de infraestrutura de tecnologia da informação não deve ser pensada somente quando aparecem complicações. Ao contrário: deve ser, acima de tudo, desenvolvida com base na ideia de que possíveis falhas trazem prejuízos que podem se tornar incalculáveis. O gerenciamento é parte fundamental dos investimentos na área de tecnologia de qualquer empresa; é a administração de todos os processos relacionados à infraestrutura e o monitoramento das práticas de administração que já funcionam, assim como a inserção de novas práticas, quando possível.
COMO FAZER A GESTÃO DE INFRAESTRUTURA DE TI?
Gerenciar a infraestrutura de TI inclui administrar hardwares, softwares, redes e serviços e envolve a criação de métricas, tanto para o próprio departamento da tecnologia da informação, quanto para todos os outros setores e departamentos da empresa; o desenvolvimento de estratégias, mas, acima delas, o aprimoramento e a aplicação de técnicas; e a atenção máxima às necessidades dos clientes e usuários finais e às necessidades dos colaboradores e prestadores de serviços da própria empresa. Fazer a gestão de infraestrutura de TI requer, ainda, bastante monitoramento de dados e informações relacionados aos tais hardwares, softwares, redes e serviços e ao trabalho executado por eles. O monitoramento pode ser mensal ou semanal, por exemplo, e deve levar em consideração tanto o que já funciona, quanto o que ainda precisa ser aprimorado.
A gerência é, afinal, a verificação de tudo o que está envolvido no quesito “tecnologia de informação” da empresa. Atualmente, existem modernos e atualizados softwares de monitoramento de infraestrutura de TI. Alguns, inclusive, executam este monitoramento em tempo real. A contratação de uma equipe externa à empresa, especializada somente no assunto também é uma solução muito interessante, desde que a equipe contratada apresente um projeto consistente de gestão e dê garantia de retornos positivos.
OS RETORNOS (SEMPRE POSITIVOS) DE UMA BOA GESTÃO
Quando executada de maneira adequada e por especialistas, a gestão de infraestrutura de tecnologia da informação, além de permitir total controle das empresas sobre seus recursos tecnológicos e até mesmo de melhorar a qualidade de vida e reduzir o stress dos colaboradores da empresa, também tem reflexo na:
– ampliação da vida útil de equipamentos e sistemas;
– redução de custos (principalmente com falhas e serviços de TI em si);
– melhora do fluxo de informações;
– maior garantia da segurança de dados;
– ampliação dos recursos e na maior agilidade quando há implementação de novas tecnologias;
– adequação da infraestrutura para que ela seja 100% eficiente e opere em 100% de sua capacidade;
– flexibilização do atendimento de demandas.
Acertar neste novo modelo de gerenciamento é otimizar o trabalho da equipe de TI e, em consequência, o de todos os setores. Investir na gestão de infraestrutura de TI é uma providência que deve ser tomada o quanto antes, por todas as empresas que desejam crescer e inovar.
CONSULTORIA EXTERNA OU ÁREA DEDICADA? QUAL A MELHOR OPÇÃO?
Essa é uma decisão complexa, porque muitas variáveis entram na conta. Para ajudar, responda a este check-list:
1. As decisões estratégicas são tomadas com base em informações fornecidas pelos sistemas da empresa?
2. Preciso de uma tecnologia robusta, com datacenter, muitos computadores, servidores dedicados?
3. Os sistemas da minha empresa rodam separadamente, sem integração?
Se você respondeu SIM a alguma das perguntas acima, é melhor contar com uma consultoria especializada em tecnologia da informação. Ter apenas um funcionário dedicado é indicado quando a empresa tem uma estrutura menor e não depende tanto da tecnologia para manter o negócio funcionando.
Uma consultoria especializada está mais ligada às novidades do mercado e pode ser o parceiro de inovação que sua empresa tanto precisa para crescer.