
Quando pensamos sobre o que significa a Arquitetura da Tecnologia nas empresas, a realidade é muito diversa. Enquanto alguns entendem a gestão da informação como estratégica para o negócio, uma boa parte das empresas ainda reduz a questão ao uso de computadores e guarda de arquivos.
Agora, diga uma coisa: a tecnologia da sua empresa está estruturada para atender aos novos desafios dessa década tão conturbada? Afinal, os cenários e perspectivas desenhados lá no início de 2020 certamente não são parâmetro para o que vivemos até agora.
Pergunto isso porque em uma pesquisa realizada em 2020 pela Check Point, 75% dos entrevistados disseram estar “muito preocupados” com a segurança da informação. Se você faz parte dessa estatística, preciso dizer, você tem razão para isso.
Os maiores problemas apontados dizem respeito às soluções em nuvem, e se você considerar que essa é a principal saída para o trabalho remoto, temos uma equação potencialmente perigosa.
Por isso, vou te fazer 3 perguntas, e espero que você responda com sinceridade:
- As informações da sua empresa estão armazenadas na nuvem? Quais são os cuidados que você toma para protegê-las?
- Você tem um orçamento dedicado para manter as informações em segurança? Ele foi baseado em quais critérios?
- Sua empresa possui um projeto de TI bem estruturado, com metas e controle de custos?
Se você teve dificuldade para responder a alguma das perguntas que fiz, sugiro que você reavalie com urgência (mesmo!) a estrutura de Tecnologia que compõe o seu negócio.
Arquitetura da Tecnologia é estratégica para os negócios
Tecnologia não é mais só ter computadores que processam e armazenam informações. Ela é um recurso estratégico para que sua empresa otimize processos e tenha melhores resultados.
Esse assunto é tão premente que foi apontado numa pesquisa feita pela consultoria Accenture, num estudo global com mais de 6 mil executivos, que para quase 90% deles a arquitetura da tecnologia será a principal responsável pelas limitações do negócio.
Em outras palavras, as opções de crescimento e inovação de uma empresa estão diretamente relacionadas às tecnologias que a suportam. Soluções poderosas não estão mais limitadas à área em si, e alcançam a empresa como um todo, deixando claro que o futuro dos negócios passa pelo estímulo à inovação que deve atingir todos os colaboradores.
Chegamos a um ponto em que não há mais como evitar as mudanças, especialmente em equipamentos e sistemas tecnológicos, mas elas precisam acontecer de maneira estruturada para que o crescimento dos negócios tenha solidez e sustentabilidade.
E você, tem alguém ao seu lado para apoiá-lo nesse crescimento?