13 de janeiro de 2021

    vSphere: por que utilizar a virtualização de servidores em sua empresa?

    A virtualização de servidores pode proporcionar muitas vantagens para a sua empresa, mas você já ouviu falar sobre essa alternativa? Por meio da virtualização de servidores, como a proporcionada pela vSphere, é possível segmentar os recursos de um servidor físico, o hardware, em variados servidores virtuais com funções distintas.

    De maneira geral, a virtualização ocorre da seguinte forma:

    1. Servidor físico

    Primeiramente, é necessário implementar um servidor físico, que pode ser comprado ou terceirizado. Uma dica: para a virtualização, a melhor opção é um servidor grande e moderno, em vez de vários servidores menores.

    2. Servidor virtual

    Para dividir o hardware, é preciso instalar uma espécie de sistema operacional, que se chama hypervisor. Esse sistema operacional permite que cada divisão do hardware atue como uma máquina virtual.

    Dessa forma, é gerado mais espaço para as máquinas virtuais. Além disso, cada uma dessas máquinas virtuais apresenta funções distintas, de acordo com as suas demandas. Isso porque em cada uma das máquinas é instalado um sistema operacional diferente, que funciona de maneira isolada.

    Por exemplo, uma das máquinas virtuais pode ter um processamento melhor, enquanto outra pode conter mais memória.

    Como fazer a virtualização de servidores na minha empresa?

    Em razão do alto aproveitamento de recursos, a virtualização de servidores é muito útil para as empresas. Neste caso, os servidores virtuais são conectados a um espaço de armazenamento compartilhado, chamado de SAN (Storage Area Network).

    No mercado, existem diversos produtos de virtualização de servidores. Aqui destacamos as opções disponibilizadas pela VMware, empresa pioneira deste segmento no Brasil. Confira informações sobre o vSphere, a plataforma de virtualização da companhia:

    A utilização do vSphere em uma empresa

    Como plataforma de virtualização completa, o vSphere viabiliza a separação de sistemas operacionais e também de aplicativos. Com essa opção, você tem acesso a recursos dedicados, com a possibilidade de gerenciar seus servidores como um pool de recursos. Isso te ajuda a simplificar o ambiente de TI de sua empresa.

    O vSphere foi pensado para proporcionar a solução ideal para diferentes tipos de empresas, por isso, existem variados componentes. Uma das opções é o vSphere Essentials (standard e plus), ideal para pequenas empresas iniciantes no processo de virtualização.

    Por um preço acessível, ambas as variações do Essentials proporcionam gerenciamento centralizado de até três hosts de servidor. Alguns dos componentes são:

    • vSphere High Availability: reinicializa automaticamente os aplicativos assim que foram detectadas falhas no servidor;
    • vSphere VMFS: viabiliza o acesso das máquinas virtuais a dispositivos de armazenamento compartilhado. Também habilita outros componentes, por exemplo, o vMotion.
    • vSphere vMotion: elimina o tempo de inatividade planejado durante a manutenção dos servidores;
    • vSphere Data Protection: backup e recuperação de máquinas virtuais sem agente;
    • VMware vShield Endpoint: proteção antivírus e antimalware de máquinas virtuais sem agente;
    • vSphere Replication: replicação às máquinas virtuais, com recuperação de desastres com base na nuvem de um provedor de serviços de computação;
    • vSphere Storage Appliance: habilita alguns elementos, como o High Availability e o vMotion, com o acréscimo de recursos de armazenamento compartilhado aos servidores.

    Existem também outras soluções, como o vSphere with Operations Management, desenvolvido para empresas que já utilizam virtualização do servidor. Ainda, esta opção, que oferece recursos mais avançados, é recomendada também para pequenas empresas que mudaram as suas necessidades.

    5 vantagens proporcionadas pelo vSphere

    Agora que você conhece um pouco mais sobre as funcionalidades do vSphere, veja as principais vantagens proporcionadas por essa plataforma de virtualização:

    Potencializar a disponibilidade dos aplicativos

    Com o vSphere, os aplicativos em clusters de máquinas virtuais possuem alta disponibilidade. A TI também fica sempre disponível com migração em tempo real para as máquinas virtuais.

    Proteger seus ativos de informação

    O vSphere é uma plataforma de virtualização de alta confiança, por isso, todos os seus dados ficam 100% seguros. Para isso, são utilizados recursos integrados de backup, recuperação e failover.

    Simplificar o gerenciamento

    É possível provisionar os aplicativos em alguns minutos e não em dias ou semanas, o que gera ainda mais praticidade.

    Aumentar a produtividade

    Outra vantagem é monitorar o desempenho das máquinas virtuais, com possibilidade de automatizar o gerenciamento de patches e atualizações.

    Otimizar o desenvolvimento de software

    Você também pode testar com total segurança configurações complexas de vários níveis em um ambiente sandbox protegido e isolado. Ao mesmo tempo, é permitido que as equipes de teste compartilhem a infraestrutura de servidor, rede e armazenamento.

    Ainda, em um panorama geral, a virtualização permite melhor aproveitamento do hardware, utilizando quase todo o desempenho. Com o vSphere, você também obtém benefícios financeiros, pois alguns cortes de gastos podem ser feitos – instalação e manutenção, aquisição de novos hardwares, etc.

    A virtualização de servidores a partir do vSphere te ajuda muito com a administração de dados e informações. E o principal: você consegue ter um uso mais inteligente e completo dos recursos, auxiliando também a sua equipe de TI.

    Leia também https://dedi-5985616.ambienteseguro.app.br/~itltechcom/novo/2020/09/02/o-home-office-veio-para-ficar-aprenda-a-lidar-com-a-tecnologia-a-produtividade-e-o-mercado-imobiliario/

    Leave your comment

    Please enter your name.
    Please enter comment.

    Entre em contato conosco !