26 de novembro de 2020

    O que é a Cyber Monday e como preparar a sua empresa também para ela

    Quase todos os brasileiros têm a intenção de fazer compras on-line para presentear alguém ou a si mesmos nesse final de ano. Muitos vão aproveitar, não somente a Black Friday, mas a Cyber Monday, segunda-feira posterior à sexta de ofertas e ao Dia de Ação de Graças celebrado nos Estados Unidos. Em português, Cyber Monday quer dizer segunda-feira cibernética e aqui no Brasil a data marca descontos dados por lojas varejistas aos clientes somente para compras on-line.

    Para os empreendedores, o dia promete! Mas será fundamental saber fazer bom proveito de dados e informações obtidos nos dias e meses anteriores e até mesmo na Black Friday; utilizá-los para ações e campanhas personalizadas; acertar no atendimento ao cliente e prometer somente aquilo que for possível cumprir.

    No que diz respeito à tecnologia da informação, ainda dá tempo de adaptar as plataformas de vendas para conseguir atingir ou até mesmo superar as expectativas dos consumidores. Entre as iniciativas interessantes em termos de preparação da TI para dias movimentados de ofertas e vendas, estão:

    – O implemento de soluções para otimizar imagens e vídeos, reduzir tempos de inatividade das plataformas e garantir altas taxas de conversão;

    – A contratação de especialistas na área capazes de monitorar o tráfego de site e aplicativo e fazer com que eles sejam capazes de receber, sem complicações, muitos acessos ao mesmo tempo e que isso não interfira na experiência de consumo de cada visitante;

    – Os investimentos no fortalecimento de background dos websites, assim como das áreas e soluções de pagamento;

    – Atenção total aos feedbacks recebidos e compreender como administrá-los;

    – Monitoramento em tempo real das campanhas de vendas e dos estoques.

    Aliás, uma das urgências evidenciadas ao varejo pela pandemia é a de se modernizar a gestão de reclamações e solicitações dos clientes. Justamente através do uso da inteligência artificial e, ao mesmo tempo, da capacitação de colaboradores para trabalhar com ela. A sua empresa já se adaptou?

    Invista também na segurança dos dados de seus clientes

    A Cyber Monday é praticamente a última oportunidade do ano que você terá para acertar na segurança de dados dos seus clientes. Garantir, através das ferramentas corretas e a partir do trabalho de profissionais capacitados, a proteção das informações repassadas à sua empresa pelo consumidor, é imprescindível! Já está comprovado por levantamentos: consumidores que confiam nas empresas estão mais propensos a fornecer informações pessoais. Quando bem administradas, essas informações são utilizadas para a personalização de campanhas. O resultado? Mais e melhores vendas!

    Transparência e promessas

    Não basta a sua empresa ter toda a tecnologia do mundo e os melhores profissionais de TI trabalhando a seu favor, se lhe faltar transparência e a capacidade de cumprir com o que foi prometido a cada consumidor. Então, em paralelo aos investimentos mencionados acima – em segurança de dados, capacitação de colaboradores, soluções e ferramentas – pense em como dizer a verdade e somente a verdade aos clientes; seja fidedigno em relação às imagens de produtos que divulgar e aos diferenciais de serviços que quiser promover; descreva em detalhes as características que julgar importantes para que o consumidor opte pela compra do que você oferece e deixe bastante claros os formatos de envio dos itens, prazos para recebimento, meios de pagamento disponíveis, opções de devolução e reembolso, por exemplo. Ofereça descontos reais!

    Esse ano, no Brasil, a Cyber Monday acontece em 30 de novembro.

    Leave your comment

    Please enter your name.
    Please enter comment.

    Entre em contato conosco !