30 de outubro de 2020

Suporte de TI: o que faz e porque contratar

Seja remoto ou presencial, um suporte de TI pode ser comparado a uma equipe de anjos da guarda sempre prontos para entrar em ação. É verdade que a importância do suporte de TI ainda é relativamente nova. Por isso, nem sempre este trabalho recebe os créditos que merece ou tem a rápida aceitação necessária, mas a verdade é que quando se descobre o quanto um suporte de TI pode fazer por um negócio, a procura pelo serviço se torna quase diária, senão ainda mais frequente.

O que faz o suporte de TI?

Tire um instante para reflexão e pense em algum problema ou dificuldade relacionado à tecnologia que você já tenha enfrentado ou possa enfrentar na vida. Pensou? A solução para este problema está nas mãos e na sabedoria do profissional de suporte de TI. Alguns gestores optam por contratar o serviço em estilo help desk, à distância e para trabalho menos complexos. Outros já preferem a contratação do “pacote completo”, que engloba os chamados help desk, service desk (presencial e para serviços mais complexos) e o suporte de TI voltado para rede e dados.

Entre as atividades executadas por um suporte de TI estão desde serviços completamente técnicos e manuais até amplas pesquisas e estudos; buscas por soluções diferenciadas; testes e experimentos ou ainda treinamento de pessoal. São exemplos das razões pelas quais toda e qualquer empresa contrata um suporte de TI:

– projetos e manuseios de redes de computadores;

– instalação e atualização de programas, sistemas operacionais e ferramentas para comunicação digital;

– garantia de funcionamento ideal e sem paradas de todas as máquinas e equipamentos;

– pesquisa e seleção de ferramentas, plataformas e equipamentos adequados à necessidades e objetivos específicos;

– aplicação de treinamentos, fornecimento de orientações e esclarecimento de dúvidas de gestores, colaboradores, terceirizados e outros;

– garantia de segurança de dados e da rede e fim da vulnerabilidade da empresa, portanto prevenção completa contra invasões (inclusive físicas);

– investimentos em ampliação de eficácia e escalabilidade de sistemas;

– criação de controles de acesso e de políticas de segurança;

– criação e controle de backups e armazenamento em nuvem, entre outros formatos de armazenamento;

– configuração e administração das contas de e-mail utilizadas pelos profissionais;

– criação e manutenção de VPNs;

– auxílio em todos os aspectos no que diz respeito a realização de videoconferências e outros usos de mídias digitais.

A resposta para o que faz o suporte de TI é, em resumo: tudo. Um suporte de TI diferenciado e de qualidade é abrangente e tanto prático, quanto teórico, digamos assim. Seu trabalho é garantir disponibilidade, estabilidade e manutenção de tudo o que diz respeito à tecnologia da informação de uma empresa. E mais: é estar disponível aos usuários da rede para a solução de qualquer problema; apto para a correção de problemas e para a configuração de servidores; pronto para proteger dados e informações.

Como escolher o melhor suporte de TI?

Aqui vai um segredo que deve ser guardado a sete chaves: quanto mais completo o seu suporte de TI, melhor para você e para o seu negócio!

Antes de escolher uma empresa ou um especialista em suporte de TI, é importante pesquisar para entender como cada um trabalha e qual está mais apto a atender as suas necessidades, buscar respostas eficazes para qualquer complicação e participar da evolução tecnológica da sua empresa. Organizações como a itl.tech oferecem planos exclusivos e personalizados para cada cliente, adequando o suporte de TI de maneira precisa e funcional.

Alguns fatores importantes de ser ponderados no momento da escolha do suporte de TI para você e sua empresa são:

– quantidade de clientes;

– quantidade de funcionários;

– quantidade de equipamentos em funcionamento e para quais fins cada um deles é aplicado;

– como os seus dados são armazenados e protegidos;

– qual o seu fluxo de atendimento.

Encontrou o suporte de TI ideal? Não o deixe de lado: invista em gerenciá-lo.

Acompanhar de perto o trabalho do suporte e as métricas de resultados fornecidas por ele, além de gerenciar todo o seu funcionamento de forma inteligente, pode ser muito importante para o crescimento da sua empresa. É justamente através do gerenciamento do suporte de TI, por exemplo, que você conseguirá acompanhar resultados relacionados à eficiência do atendimento e à experiência e satisfação ou não de cada cliente, fatores cruciais quando o assunto é sucesso. Lembre-se: o que está retratado em métricas como estas pode dizer respeito à situação da empresa como um todo.

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