9 de outubro de 2020

    Mitos e verdades sobre o suporte de TI para empresa

    Talvez você só tenha ouvido falar em suporte de TI para empresa depois do início da pandemia causada pelo novo coronavírus. A verdade é que a contratação de especialistas nesta área já está em ascensão há alguns anos e não deve decair pelas próximas décadas. O suporte de TI para empresa é importante em diversos aspectos. Entre eles, na gestão de dados e informações e segurança dos mesmos; no aumento da produtividade de colaboradores de todo e qualquer setor; no atendimento ao cliente e no fornecimento de experiências de consumo completas e satisfatórias.

    Antes de se falar especificamente sobre o suporte de TI para empresa, é fundamental desmistificar algumas inverdades ainda prevalecentes entre muitos gestores. Por exemplo:

    1. Quem diz que implementar um suporte de TI para empresa é algo possível de ser realizado de uma hora para outra está completamente enganado. A tentativa de implementação em situações de urgência na esmagadora maioria das vezes dá errado, afinal, incluir o suporte de TI para empresa é algo que exige pesquisa, cautela e adequação de todos os envolvidos no cotidiano da organização;
    2. Não é verdade que o suporte de TI para empresa é positivo somente às organizações de grande porte. Ele é igualmente importante para o funcionamento adequado de pequenas e médias corporações.

    Afinal, por que o suporte de TI para empresa é tão importante?

    Basicamente porque os especialistas em tecnologia da informação responsáveis por prestar o suporte estarão sempre a disposição de gestores e colaboradores para solucionar (quase) todos os tipos de problemas com impacto direto nos ganhos da organização e no bem estar coletivo.

    Um suporte de TI para empresa que se preocupa de verdade com a instituição na qual está inserido pode atender qualquer demanda que esteja voltada à tecnologia da informação, providenciando as melhores soluções já existentes para este suporte ou até mesmo trabalhando na criação de novas alternativas. Realiza também atendimentos emergenciais.

    É necessário um aquecimento antes de o suporte de TI para empresa entrar em campo

    Vale mencionar novamente: se iludem aqueles que pensam que o suporte de TI para empresa pode ser implementado de forma adequada sem mais, nem menos; de uma hora para a outra; no susto.

    A escolha do suporte de TI para empresa exige análises, pesquisas, estudo e muita disposição, principalmente por parte dos gestores. Estes responsáveis pelas organizações precisarão, para escolher o suporte adequado, definir muito bem quais os objetivos de contratar especialistas de tecnologia da informação. Além disso, deverão estar preparados para as mudanças consequentes do implemento do serviço e que envolvem:

    • manutenção da mentalidade dos próprios gestores em prol de melhorar a cultura organizacional da empresa como um todo;
    • atenção mais voltadas aos colaboradores para que eles estejam sempre inteirados sobre o trabalho do suporte de TI para empresa;
    • investimentos nos treinamentos de colaboradores, inclusive para que se tornem aptos a utilizar novas soluções que deverão fazer parte do cotidiano;
    • disponibilidade e interesse na realização de alterações na infraestrutura da organização (equipamentos, cabeamento, estrutura para armazenamento de dados etc).

    Transformação digital é a palavra do momento para instituições que buscam destaque no mercado em que atuam e somente a união entre o suporte de TI para empresa adequado e a boa vontade de gestores e colaboradores viabiliza a sua existência e concretização.

    Existem dores de cabeça que só o suporte de TI para empresa é capaz de curar

    É função do suporte de TI para empresa administrar magistralmente as mais complexas situações. Entre todas as dores de cabeça que surgem dentro de uma organização, duas tendem a ser tornar grandes problemas se mal administradas ou ignoradas. São elas: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e as crises nacionais ou globais.

    Muito se fala sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, mas pouco se sabe de fato em relação ao seu regulamento. Ela ainda não entrou em vigor, mas já prevê multas milionárias para quem descumprir o que for determinado. E multas como estas podem levar uma empresa à falência. Uma organização que sabe da importância de se adequar à LGPD; ser transparente; conhecer e entender a privacidade dos clientes; manter os sistemas atualizados e investir financeiramente em plataformas e ferramentas, sem dúvidas conta com o melhor suporte de TI para empresa.

    As crises, como a causada atualmente pela Covid-19 ou até mesmo pela falta de estabilidade política e econômica no país, são outros bons exemplos de dores de cabeça para toda instituição do mercado. Todas são melhores enfrentadas quando um suporte de TI para empresa está trabalhando a todo vapor, lado a lado com colaboradores e gestores. O suporte de TI para empresa prepara a organização para o caos e também a auxilia no retorno de suas atividades após a turbulência.

    Eu não tinha suporte de TI para empresa antes do coronavírus! E agora?

    Agora é hora de aproveitar para pesquisar e preparar o bolso já pensando em, assim que possível, começar a implementação do seu novo anjo da guarda. Todos os especialistas em TI estão mais ligados e hábeis do que nunca e lições sobre a tecnologia da informação aprendidas hoje serão usadas amanhã.

    Leave your comment

    Please enter your name.
    Please enter comment.

    Entre em contato conosco !