3 de setembro de 2020

    5 motivos para contratar um suporte de TI 24×7

    Um suporte de TI 24×7 é aquele executado de maneira ininterrupta – 24 horas por dia, todos os 7 dias da semana – cuja contratação é altamente recomendada para empresas de todos os portes e com atuação em qualquer área ou setor do mercado.

    Existem alguns modelos de prestação de serviços de um suporte de TI 24×7, por exemplo: o trabalho complementar ao da equipe de TI fixa da empresa contratante; o terceirizado pela empresa com o objetivo de fornecer suporte interno ou suporte ao cliente e que não necessariamente substitui integralmente a equipe fixa; o terceirizado para a prestação de todos os serviços relacionados à tecnologia da informação de uma mesma empresa e que geralmente executa as atividades que seriam executadas por uma equipe contratada pela organização.

    Qual modelo de suporte de TI 24×7 escolher?

    Qualquer um dos modelos mencionados acima é de grande valia para uma empresa que deseja economizar dinheiro e agilizar e otimizar os seus processos. Para a seleção do suporte de TI 24×7 mais adequado, a sugestão é considerar, entre outros fatores, as metas da empresa que pretende contratar o serviço, além de avaliar o panorama geral do uso da tecnologia da informação na instituição: como é usada, com que frequência, por quem, para quê etc.

    Por que ter um suporte de TI 24×7?

    As razões para uma empresa contratar um suporte de TI 24×7 são diversas; todas bastante perceptíveis, principalmente com o passar do tempo e com o evoluir da atuação da prestadora de serviço ou do profissional especializados no assunto. Conheça os 5 principais motivos para a contratação de um suporte de TI 24×7:

    1. Economizar dinheiro

    A redução de gastos é uma das principais justificativas para uma empresa procurar e contratar o suporte de TI ininterrupto, afinal não precisar manter um colaborador fixo dentro da empresa de maneira constante representa uma economia e tanto.

    2. Solucionar problemas num piscar de olhos e minimizar riscos

    Problemas com tecnologia da informação são imprevisíveis, ou seja, não tem dia e nem hora para acontecer. Por isso, solucioná-los o quanto antes e se possível no exato momento em que acontecem pode evitar grandes dores de cabeça para os colaboradores, gestores, clientes e até acionistas de uma empresa. A solução de problemas num piscar de olhos cabe ao suporte de TI 24×7, da mesma forma que ampliar a agilidade na localização das causas destes problemas. E mais: a presença de um suporte de TI todos os dias e a qualquer hora amplia, ainda, a capacidade de monitoramento da estrutura de tecnologia da informação da empresa, o que permite que complicações sejam evitadas e reduzidas, minimizando qualquer risco.

    3. Aumentar a produtividade de colaboradores

    Um serviço de TI que “vem de fora” da empresa é vantajoso também para o aumento da produtividade dos colaboradores que trabalham internamente, no ambiente físico da organização. Sem que seja necessário ao colaborador, por exemplo, sair de sua sala ou mesa para buscar pela ajuda do profissional de TI toda vez que algum problema surgir, fica mais viável para ele(a) manter sua atenção em atividades realmente importantes.

    4. Ampliar a disponibilidade da estrutura de rede e armazenamento

    Outro impacto do monitoramento constante proporcionado pela contratação do suporte de TI 24×7, quando este suporte é aliado à elaboração de diagnósticos avançados sobre o uso da tecnologia da informação na empresa, é a melhora da administração e da manutenção da infraestrutura de rede: quando a rede é administrada de forma correta, sua disponibilidade é ampliada.

    5. Garantir a segurança de dados e informações

    Uma rede melhor administrada e com mais disponibilidade de armazenamento é, de fato, menos vulnerável. Então, outra missão do suporte de TI 24×7 que realmente trabalha de forma diferenciada será, com base na administração e no monitoramento da rede, garantir a sua máxima segurança. É importante ressaltar que o monitoramento incessante de dados e informações também reduz riscos de invasões.

    Atenção ao firmar contrato com a prestadora de serviço de suporte de TI 24×7

    Alguns destaques devem ser feitos às empresas que buscam por especialistas em suporte de TI 24×7 e todos dizem respeito aos detalhes acertados para a elaboração de um contrato de prestação do serviço adequado ao perfil e às necessidades de cada empresa. Ao escolher suporte de TI 24×7 devem ser definidos junto aos responsáveis pela execução do trabalho: o tempo de acordo de nível de serviço (em inglês, SLA) para cada tipo de atividade exercida e que seja condizente aos padrões do negócio; como e por quais meios acontecerá o suporte de TI; em casos de suporte para atendimento ao cliente, quais os canais de atendimento disponíveis e em quais dias e períodos do dia estes canais irão funcionar.

    Uma vez acertados os detalhes e firmado o contrato, será chegada a hora de colher os louros do suporte de TI 24×7. Então, é só aproveitar!

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