21 de julho de 2020

Veja como verificar se a velocidade da sua internet é a que foi contratada

Muitos dispositivos conectados à mesma rede podem trazer lentidão

Uma questão que costuma gerar muita reclamação dos trabalhadores em home office é a internet. Velocidades de conexão baixas, sobrecarga de atividade, downloads trancando e videoconferência sem resolução podem ser resultado de falhas.

De acordo com o Speedtest, empresa que mede a velocidade das conexões de rede, o Brasil tem sofrido com baixas na velocidade de navegação, em particular dos downloads, desde o início da pandemia. Isso é explicado por fatores como o maior uso das bandas por pessoas que estão trabalhando de casa ou assistindo a filmes, vendo vídeos ou tendo aulas online.

De acordo com a especialista em Tecnologia da Informação Sylvia Bellio, CEO da empresa it.line, a retenção das pessoas dentro de casa modificou o perfil do acesso à internet, sobrecarregando o sistema residencial em períodos nos quais as operadoras não estavam acostumadas, como o turno da manhã.

Ela sugere que o usuário faça testes de conexão online e gratuitos para verificar se a velocidade atual é efetivamente a contratada ou se a entrega está deixando a desejar – o que deve levar o usuário a procurar sua operadora e cobrar providências. Atualmente, existem vários sites e programas que realizam gratuitamente testes de velocidade da internet, como SpeedTest ou o Fast.

Sylvia alerta, no entanto, que a velocidade contratada não necessariamente é a mesma que as operadoras devem entregar. A especialista em infraestrutura explica que, por causa da legislação brasileira e da própria infraestrutura de rede do país, as operadoras não são obrigadas a entregar 100% do pacote de internet contratado. Segundo uma pesquisa de 2017 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas costumam entregar, em média, apenas cerca de 65% da velocidade contratada.

— As pessoas precisam ficar atentas a essa questão, ainda mais nesse período em que o consumo de internet aumenta consideravelmente. Mas é recomendável cobrar a operadora caso menos de 40% da velocidade de conexão contratada esteja sendo disponibilizada — reforça.

Três sites para testar sua velocidade de conexão:

SpeedTest – O site informa o número do IP, detecta os servidores ideais para testar e roda o experimento ao clicar em “iniciar”. Pode ser testada a velocidade de navegação, de uploads e downloads.

Fast – O serviço faz o teste automático assim que o usuário entra no site. Há também informações como IP, latência, upload e localização do servidor.

Minha conexão – O site informa o número do IP e roda o teste automaticamente. Mostra a velocidade de conexão em relação à vizinhança, o que dá uma ideia de como está o serviço que você contratou.

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecnologia/noticia/2020/07/veja-como-verificar-se-a-velocidade-da-sua-internet-e-a-que-foi-contratada-ckcm7c3qc004d0147wks5m91q.html

Leave your comment

Please enter your name.

10 − dois =

Please enter comment.

Entre em contato conosco !

[wpforms id='998' title='false']