9 de julho de 2020

    MANUTENÇÃO DOS BACKUPS CORPORATIVOS

    Em casos de erros, falhas, perdas de dados acidentais ou mesmo intencionais, o backup é a salvação. A cópia de segurança em um sistema de armazenamento a parte é fundamental para recuperar os dados de uma empresa em caso de necessidade.

    Para o backup corporativo são usados principalmente os servidores internos ou serviços em nuvem. Neste artigo aqui linkado (link 3 – COMO ESCOLHER O MELHOR SERVIDOR PARA BACKUP CORPORATIVO) explicamos como escolher o melhor servidor para backup corporativo.

    Já neste artigo (link 2 – COMO USAR A NUVEM PARA FAZER O BACKUP CORPORATIVO) explicamos como usar a nuvem para fazer o backup. Em ambos os casos uma infraestrutura de hardware é necessária, ainda que seja mínima.

    Essa estrutura se trata principalmente dos equipamentos de armazenamento. Em geral, esses equipamentos armazenam os dados em fita ou disco, mídias confiáveis para a realização de backups.

    Tanto as fitas como os discos precisam de manutenções para que continuem funcionando corretamente. Além disso, as aplicações de backup precisam passar por testes regulares e a arquitetura do parque tecnológico deve ser atualizada de tempos em tempos.

    PREVENIR SEMPRE É A MELHOR IDEIA

    A manutenção preventiva é a melhor maneira de evitar paradas inesperadas, antecipar erros e também reduzir custos.

    O equipamento de backup não pode falhar em uma emergência, por isso, é fundamental garantir o seu pleno funcionamento. Os técnicos mais qualificados conseguem realizar com precisão a manutenção em equipamentos e unidades de armazenamento, seja por fita ou disco.

    No entanto, é importante a seleção criteriosa de uma equipe de técnicos qualificada, que consiga realizar a manutenção preventiva sem riscos para a empresa. Qualquer perda de dados pode causar prejuízos importantes para a empresa, além disso, a segurança não pode ser negligenciada.

    Cada vez mais os dados são tratados como ouro, portanto, cada trabalho desenvolvido com dados precisa ser cuidadoso. A proteção de dados, inclusive, está sendo regulamentada pela legislação.

    Para seleção adequada de uma equipe de manutenção preventiva para os equipamentos de backup a it.line realiza uma consultoria para o cliente, identificando a necessidade e direcionando os profissionais mais qualificados para esse serviço.

    POR QUE REALIZAR TESTES CONSTANTES

    A análise de falhas e otimização de processos são importantes para o desempenho da área tecnológica da empresa, explicamos mais sobre isso neste artigo. (link: https://dedi-5985616.ambienteseguro.app.br/~itltechcom/novo/2019/12/06/arquitetura-da-informacao-analise-de-falhas-e-otimizacao-de-processos/ )

    Nas aplicações de backups isso não é diferente. A realização de testes regularmente proporciona segurança para a empresa quanto ao funcionamento da recuperação de dados.

    Nada mais constrangedor do que contar com uma infraestrutura de backup e ela não funcionar como o esperado. Nos testes é possível identificar problemas, falhas e avaliar o desempenho do backup.

    Dessa forma, será possível realizar ajustes na infraestrutura de backup, eventualmente com o redimensionamento e desenvolvimento de uma nova arquitetura para o parque tecnológico.

    ARQUITETURA E REALINHAMENTO DO PARQUE TECNOLÓGICO

    Para atender as necessidades atuais de backup, algumas empresas precisam realinhar o parque tecnológico. Uma nova arquitetura proporciona compatibilidade com as tecnologias mais atuais em backup, seja através de servidores, nuvens públicas ou híbridas.

    A arquitetura adequada do parque tecnológico proporciona segurança para a gestão corporativa, além de melhor desempenho para área de TI. As tecnologias de última geração, instaladas de forma dimensionada para as necessidades da empresa, proporcionam expressivos aumentos de produtividade, mais segurança e até mesmo redução de custos no longo prazo.

    As soluções para backup se transformaram expressivamente com o avanço da criptografia, inteligência artificial, automação, capacidade de processamento de dados e também pelas demandas corporativas.

    Para empresas que precisam manter um controle e segurança eficiente em todas as etapas de processamento de dados, com restauração rápida e segura dos backups, um realinhamento do parque tecnológico pode ser a melhor solução.

    A equipe da it.line está preparada para assessorar cada cliente no projeto de transformação digital, voltado para melhorar os níveis de segurança, alavancar os resultados em backups e outras necessidades tecnológicas.

    Leave your comment

    Please enter your name.
    Please enter comment.

    Entre em contato conosco !