30 de junho de 2020

    COMO ESCOLHER O MELHOR SERVIDOR PARA BACKUP CORPORATIVO

    O backup é a cópia de segurança de todos os arquivos de uma empresa. Armazenar uma cópia dos dados para uma eventual restauração é muito importante para o sucesso das organizações.

    Já explicamos nesse artigo porque uma empresa não pode deixar de ter um backup (Link: https://dedi-5985616.ambienteseguro.app.br/~itltechcom/novo/2020/06/15/backup-sua-empresa-nao-pode-deixar-de-ter-um/ ). Em resumo, se acontecer qualquer problema com os dados e informações corporativas a empresa não funciona sem um backup!

    Mas, como armazenar uma grande quantidade de dados de forma segura?

    São 2 principais meios para o armazenamento de backups corporativos: em nuvem; em servidores.

    Cada meio apresenta vantagens e desvantagens, por isso, deve ser selecionado de forma dimensionada para as necessidades de cada empresa. Ambos compartilham muitas especificações técnicas, no entanto, se diferenciam pelo investimento necessário e alocação de mão de obra para gestão.

    Vale salientar que os meios podem ser combinados e utilizados simultaneamente, adicionando camadas de backups que oferecem ainda mais segurança para a empresa recuperar todos os dados em caso de necessidade. No entanto, cada meio possui particularidades que devem ser conhecidas para realização de um backup corporativo mais eficiente.

    Em nuvem, tanto o hardware como as aplicações são contratadas como um serviço. Em geral, a infraestrutura de backup é terceirizada, ainda que profissionais de TI internos a empresa gerenciem e desenvolvam o trabalho.

    Mas, essa infraestrutura terceirizada pode não ser a mais adequada para empresas que tenham demandas específicas de controle e segurança. A utilização do armazenamento dos servidores internos, portanto, pode ser o meio mais eficaz de realizar o backup corporativo com sucesso.

    Neste artigo explicamos de forma generalista como escolher o servidor mais adequado para a sua empresa (link: https://dedi-5985616.ambienteseguro.app.br/~itltechcom/novo/2019/03/29/como-escolher-o-tipo-de-servidor-mais-adequado-a-sua-empresa/ ), mas hoje vamos abordar sobre como escolher o melhor servidor para backup, focando no armazenamento de dados.

    O MELHOR SERVIDOR PARA BACKUP CORPORATIVO

    A seleção de um servidor para backup deve considerar o tamanho dos dados que precisam ser armazenados. Além disso, outros aspectos do plano de backup influenciam na infraestrutura mais adequada para restauração dos arquivos, como, por exemplo, periodicidade de uploads, arquivamento, criptografia, compatibilidade com sistemas operacionais e banco de dados.

    Existem centenas de modelos de servidores, as fabricantes têm avançado nas soluções para atender com qualidade o processamento de um alto volume de dados corporativos.

    Relacionado a backup, o melhor servidor é dimensionado para as necessidades da empresa. Dessa forma, pode expandir ou reduzir a capacidade com facilidade conforme a necessidade de armazenamento de dados.

    A escalabilidade é importante, mas a velocidade de funcionamento do servidor para o backup é fundamental. Equipamentos modernos trabalham para entregar o desempenho mais ágil em backup completo, replicação, recuperação, desduplicação, acesso instantâneo e restauração, pesquisa e lógica analítica, além da integração perfeita com aplicações.

    Um ótimo servidor para backup também está preparado para o desenvolvimento de nuvens híbridas. Nesse caso, os servidores da própria empresa servem para criação de uma nuvem privada.

    Os modelos de servidores que se integram a VMware proporcionam uma expressiva transformação digital para a empresa, pois de forma fácil e segura é possível criar nuvens híbridas com a proteção, automatização e todas as aplicações necessárias para o backup da empresa.

    CHEGOU A HORA DE TROCAR O SERVIDOR DA EMPRESA?

    Para saber se está na hora de trocar de servidor, a área de TI pode considerar o tempo de utilização do equipamento. Os servidores mais antigos podem não funcionar em uma recuperação de desastres e isso é um grande problema!

    Os equipamentos antigos podem ter falhas de hardware, especialmente se não são feitos testes regulares para averiguar o funcionamento do backup.

    Ainda assim, o fator principal para troca do servidor está na compatibilidade com as aplicações mais atualizadas. Se a empresa precisa realizar uma transformação digital para melhorar a segurança e produtividade, visando alcançar novos resultados, o investimento em um servidor moderno para backup e outras funcionalidades certamente compensa!

    Leave your comment

    Please enter your name.
    Please enter comment.

    Entre em contato conosco !