23 de junho de 2020

    COMO USAR A NUVEM PARA FAZER O BACKUP CORPORATIVO

    O backup é uma cópia de segurança de todos os arquivos da empresa. Ele é utilizado para restauração de arquivos corrompidos ou perdidos por falhas, exclusões acidentais ou intencionais.

    Toda empresa deve ter um backup, se a sua empresa ainda não tem um explicamos nesse artigo porque isso não pode ser deixado para depois ( LINK https://dedi-5985616.ambienteseguro.app.br/~itltechcom/novo/2020/06/15/backup-sua-empresa-nao-pode-deixar-de-ter-um/).

    Uma das melhores formas de realizar o backup corporativo é através da nuvem, que utiliza a internet para proporcionar rapidez, desempenho e segurança na transferência e atualização de arquivos.

    EM PRIMEIRO LUGAR, O QUE É ESSA TAL DE NUVEM?

    O termo nuvem se referem as soluções conhecidas em inglês como cloud computing. O cloud computing é o fornecimento de serviços de computação através da internet, onde, por exemplo, é possível acessar uma aplicação, visualizar e editar arquivos diretamente pelo navegador, sem a necessidade de instalação de nenhum programa adicional.

    Em geral, a nuvem é utilizada para fornecer soluções de tecnologia para empresas de pequeno, médio e grande porte. Alguns exemplos são uma maior capacidade de armazenamento de arquivos, aplicações específicas para área de TI e softwares online, todos ajustados conforme a necessidade da empresa.

    Através da nuvem uma empresa pode utilizar aplicações de forma fácil, com redução de custos e fácil implementação. Outra grande vantagem da nuvem é o dimensionamento adequado para as demandas da empresa, dessa forma, é possível utilizar a estrutura conforme a utilização feita.

    Isso permite escalabilidade para avanço rápido de soluções, assim como, capacidade para atender demandas crescentes de armazenamento, por exemplo. Existem vantagens e desvantagens para as empresas que trabalham com dados em nuvens, se você quer saber mais sobre o assunto, veja este artigo. (LINK https://dedi-5985616.ambienteseguro.app.br/~itltechcom/novo/2019/03/26/vale-a-pena-levar-os-dados-de-minha-empresa-para-a-nuvem/ )

    OS DIFERENTES TIPOS DE NUVEM

    Existem 3 tipos de nuvem: pública, privada e híbrida. Elas se diferenciam conforme a gestão dos serviços oferecidos, já que podem ser realizados através dos trabalhos internos da empresa ou por terceirizadas especializadas.

    As nuvens públicas são as mais comuns, onde os provedores de serviços oferecem diversos recursos de computação através da internet. Esse formato é a porta de entrada para computação em nuvem, pois é mais acessível e exige menos trabalho para área de TI. No entanto, questões como segurança e desempenho podem não atender as demandas da empresa.

    Já as nuvens privadas são feitas pela própria empresa, por isso, tudo pode ser dimensionado para atender os parâmetros desejados. Esse formato exige um alto investimento em infraestrutura, de hardware ao desenvolvimento dos sistemas, porém o nível de customização alcançado é incrível.

    Por fim, as nuvens híbridas reúnem o melhor dos dois mundos, pois funcionam com soluções privadas e públicas. A combinação de recursos internos e externos proporciona maior produtividade para empresa, além de altos níveis de segurança.

    Para backups corporativos as nuvens privadas e híbridas são a referência, pois atendem as demandas de segurança e oferecem o desempenho necessário para empresas de médio e grande porte.

    VANTAGENS E DESVANTAGENS DO BACKUP CORPORATIVO EM NUVEM

    O armazenamento das cópias de segurança dos arquivos em nuvem oferece vantagens e desvantagens para uma empresa. Entre as vantagens, destacam-se:

    • facilidade e rapidez de implementação;
    • menor investimento em hardware;
    • capacidade de armazenamento versátil, conforme a demanda;
    • criptografia e recursos modernos de segurança.

    No entanto, esse formato de backup também oferece algumas desvantagens, entre elas:

    • maior tempo para upload e download de arquivos;
    • dependência da conexão de internet;
    • dependência de um provedor terceiro.

    Vale salientar que as desvantagens do backup corporativo em nuvem podem ser contornadas com um planejamento adequado dessa infraestrutura. Por isso, a it.line trabalha com assessorias para o dimensionamento e implementação adequada do backup corporativo.

    IMPLEMENTAÇÃO DE UM BACKUP CORPORATIVO EM NUVEM

    Para implementação de um backup corporativo em nuvem é importante estabelecer uma burocracia dos processos de backup. Quais arquivos devem ser salvos? De quais usuários? Quando? Todas as edições devem ser copiadas ou somente o arquivo final?

    Essas são algumas perguntas que precisam ser respondidas para criação do processo completo do backup da empresa. A partir desse planejamento será feita a seleção entre uma nuvem privada ou híbrida, sempre buscando otimizar a relação entre desempenho e custo.

    Para começar a utilizar um sistema de backup corporativo em nuvem pode ser necessário o investimento em hardwares, principalmente em servidores dedicados que proporcionem o desempenho esperado para a função.

    Além disso, a contratação de soluções sob demanda são fundamentais para garantir a integração de todos os recursos tecnológicos da empresa. Uma grande vantagem é que essas soluções de tecnologia são contratadas como serviços, podendo ser escalonadas conforme desejado pela empresa.

     A equipe da it.line está preparada para assessorar cada cliente que deseja começar a usar o armazenamento e backup de informações em nuvem, com atendimento para demandas mais simples ou complexos desafios para áreas de TI em médias e grandes empresas.

    Leave your comment

    Please enter your name.
    Please enter comment.

    Entre em contato conosco !