26 de fevereiro de 2020

    Você acredita? Faltam pessoas capacitadas para o setor de TI no Brasil!

    Inovação e a tecnologia da informação como um todo têm sido fatores predominantes no bom trabalho de muitas marcas, empresas e indústrias. O uso da inteligência artificial a favor da rotina dos seres humanos, em âmbito público e privado, também ganha cada vez mais destaque e deve, em um futuro próximo, acabar completamente conectado com a tecnologia da informação, graças ao conceito de internet das coisas.  

    O Brasil é um dos países com mais usuários de internet do mundo e, apesar disto, faltam profissionais capacitados em TI. Aumentam as buscas no que diz respeito à aplicação de tanta inovação, mas não aumenta o número de profissionais especializados no tema, apesar do crescimento de procura por cursos de nível superior da área de computação e, consequentemente, do crescimento de pessoas formadas na área.  Essa ausência e suas razões vêm sendo debatidas entre profissionais da área e pesquisadoras já há alguns anos. Em 2020, por exemplo, milhares de vagas deverão ser criadas, inclusive motivadas pelo avanço da inteligência artificial. No ano passado, aqui no país, outras milhares de vagas ficaram desocupadas. Vale lembrar que, também no ano passado, batemos recorde no número de desempregados. Afinal, o que há de errado? 

    AS RAZÕES PELAS QUAIS SOBRAM VAGAS DE TI NO BRASIL 

    São razões que provam que não há (quase) nada que justifique a realidade impressionante e completamente na contramão do restante da realidade brasileira: muito emprego, pouco candidato. Algumas delas: 

    – falta de interesse da população em ingressar no setor de tecnologia ou migrar para ele; 

    – falta de interesse de quem já é do setor em aperfeiçoamento e expansão do conhecimento; 

    – falta de especialistas para a capacitação de profissionais de TI e para a aplicação de treinamentos internos em empresas; 

    – cursos focados em tecnologias tradicionais e que esquecem da importância de o aluno estar constantemente atualizado sobre as evoluções absurdamente rápidas do mercado; 

    – ausência de pesquisa e conhecimento em relação à plataformas digitais e outros conteúdos virtuais gratuitos que podem auxiliar na capacitação e especialização. 

    A BUSCA POR SERVIÇOS DE TI TERCEIRIZADOS 

    Com falta de concorrência e, pior do que isso, falta de capacitação de profissionais, empresas acabam disputando pelos mesmos especialistas e ficam impossibilitadas de oferecer novas oportunidades, já que os candidatos não preenchem os requisitos básicos das vagas disponíveis. Outras empresas – inteligentes! – contratam empresas de soluções completas em TI, desta forma não precisam se preocupar com nada no que diz respeito ao assunto e contam com a garantia do trabalho de especialistas realmente certificados e atualizados. A terceirização pode ser presencial, remota e/ou para algum trabalho em campo e deve atender até os níveis mais altos de soluções de problemas e esclarecimentos de dúvidas. São benefícios importantes da contratação de uma empresa especializada em tecnologia da informação, inteligência artificial e soluções web: a redução de custos; o melhor controle de despesas; o melhor uso de recursos internos; a adoção mais rápida de novas tecnologias e o aumento da segurança de dados e informações, o que tem sido considerado fator número 1 da busca de empresas de todos os ramos por especialistas em TI. 

    Se você é profissional da área e está pensando em se aprofundar e especializar, só nos resta deixar registrada uma observação: empresas que oferecem seus serviços de TI e são contratadas por outras empresas, de forma terceirizada, também buscam profissionais capacitados e com alto grau de excelência. Então… fica a dica! 

    Leave your comment

    Please enter your name.
    Please enter comment.

    Entre em contato conosco !