16 de dezembro de 2019

    Saiba fazer um planejamento que é FOFA

    Forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (FOFA). Em inglês, SWOT: strengths, weakness, opportunities e threats. A FOFA, em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.Uma matriz de planejamento estratégico cada vez mais estudada e utilizada, aplicada na gestão de projetos, capaz de permitir análises detalhadas e ágeis de qualquer cenário. É sobre ela que iremos falar neste texto.

    Duas colunas, duas linhas

    A FOFA é uma ferramenta completamente visual, o que permite, inclusive, a sua análise mais rápida sempre que for necessário chegar a uma conclusão. Para montar a matriz, visualize uma tabela; um quadrante (2×2). Na primeira coluna, você colocará as forças (o que pode ajudar a empresa); na segunda coluna, ficarão as fraquezas (o que pode atrapalhar o sucesso). Na primeira linha, distribua fatores internos que podem influenciar nos pontos positivos e nos negativos; na segunda, enumere fatores externos (políticos, econômicos e até sociais). Quando for listar cada item, fique atento para não fazer listas muito grandes e/ou utilizar palavras em excesso. Preze pela concisão.

    Como saber quais fatores e pontos são estes?

    A partir de um brainstorm: um debate saudável e organizado com sua equipe*. Depois do bate-papo, acontecerá uma análise dos fatores mencionados e, aí sim, a montagem da matriz, para sua posterior transformação em estratégia. A FOFA (ou SWOT) só vai virar uma estratégia, quando cada questão e ponto levantado for cruzado e ponderado. Levando em conta que você estará trabalhando com uma matriz 2×2, o cruzamento de informações pode acontecer entre forças e oportunidades, forças e ameaças, fraquezas e oportunidades e fraquezas e ameaças.

    *(Um parênteses sobre a participação da equipe)

    Para deixar claro: devem fazer parte da elaboração da FOFA todos os gestores e responsáveis pela empresa em questão, mas também seus funcionários; colaboradores e líderes de cada setor, pelo menos. Afinal, só é possível identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças quando se ouve as percepções de quem vive o dia a dia do negócio. Um diagnóstico só é bem feito quando conta com a participação e a descrição do paciente, não é?

    Os questionamentos válidos

    A partir do levantamento dos quatro pontos da matriz, irão surgir questionamentos importantes, para os quais será necessário obter respostas. São eles:

    – quais são os pontos fortes de minha empresa e como melhorá-los ainda mais?

    – quais são os pontos fortes de minha empresa e como utilizá-los para evitar riscos ou reduzir o impacto das ameaças?

    – quais são os pontos fracos de minha empresa e como melhorá-los para que seja capaz de aproveitar mais (e melhor) cada oportunidade?

    – quais são os pontos fracos de minha empresa e como corrigi-los ou eliminá-los para extinguir, também, as ameaças?

    A FOFA serve pra tudo!

    A FOFA é fundamental para o planejamento de novas empresas (de qualquer ramo e de qualquer porte), além de também poder ser aplicada para planos e metas da vida pessoal de qualquer pessoa. No mundo dos negócios, afinal, será muito importante para: avaliação do potencial de sucesso de alguma coisa nova que uma empresa já em atuação tenha intenção de divulgar e vender; criação de uma nova empresa ou expansão do negócio; administração e solução de crises (empresariais, financeiras ou culturais), permitindo identificar e resolver problemas.

    Para uma boa matriz, você vai precisar:

    Ser sincero e realista. Não existe matriz FOFA que seja bem desenvolvida e aplicada sem muita sinceridade e olhos bem abertos em relação à tudo o que é ponderado e ao ambiente no qual a empresa está inserida. Ir direto ao ponto é outro fator fundamental. Só assim será possível ter agilidade na hora de aplicar tudo que foi levantado. Não se esqueça de priorizar os itens com mais relevância e de, no momento de aplicar (finalmente!) a matriz, contar com softwares, ferramentas e plataformas e até mesmo com especialistas nestas soluções.

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