16 de dezembro de 2019

    As tendências para 2020

    O ano de 2020 está se aproximando e suas tendências já vem sendo anunciadas no mundo da moda, no universo automobilístico e até nas paletas de cores das tintas para pintura de paredes e pisos. Não teria porque ser diferente quando o assunto é tecnologia e internet. A partir de novos estudos – e de muita prática, é claro! – fica possível definir o que continua sendo prioridade em tecnologia da informação e o que chega para revolucionar o mercado no ano que se aproxima. Também fica mais fácil notar (e registrar) mudanças nos hábitos de quem consome através da web. Estar por dentro destes dados e levantamentos e, consequentemente, por dentro das tendências, pode ser de fundamental importância para o futuro de sua empresa. Abaixo, alguns destaques:

    Tendência #1: streaming (de áudio e vídeo)

    Não é de hoje que o serviço de streaming e clubes de assinatura vem fazendo sucesso entre diversos nichos de usuários da web e de aplicativos para smartphones e tablets. A novidade é o aumento – ainda maior! – da expectativa de acesso aos serviços. Isso acontece por causa da mudança de rotina da população mundial e também pela ampliação das migrações para serviços de streaming, de quem usa serviços tradicionais de assinatura de televisão. Conteúdos de vídeo e de áudio também tendem a dominar o marketing das empresas.

    Tendência #2: IOT

    Mais uma tendência que se mantém para o ano de 2020 é o aumento dos investimentos e do uso de tudo o que envolva IOT, a internet das coisas. Pesquisas indicam que conexões entre máquina e máquina irão subir ainda mais no ano que vem. Serão mais equipamentos se conectando a outros equipamentos e mais pessoas conectadas a todos eles, em busca de mais facilidade no cotidiano. Nos aviões, a tendência é que passageiros possam permanecer online e ver o aumento das funcionalidades (games, vídeos, redes sociais etc.) disponíveis na telinha do banco da frente. Pilotos também terão acesso imediato a mais informações e se manterão melhor informados em voos. O mercado imobiliário não fica para trás e casas inteligentes e conectadas já são tendência, principalmente no exterior. E mais: outra ideia para o ano que vem é a de tornar legítimo o uso da inteligência artificial conversacional (hoje também conhecidas como Siri ou Cortana).

    Tendência #3: rapidez virtual

    Tudo será mais rápido em 2020. Grandes corporações investem para melhorar a qualidade de sinais de wi-fi e para agilizar, não apenas a conexão wi-fi, como também tráfego de dados como um todo. Para muitos especialistas, a chegada do 5G no ano que vem já é fato consumado. Sua inserção no dia a dia deve influenciar, inclusive, no aumento do vínculo entre seres humanos e a internet das coisas.

    Tendência #4: opções de armazenamento de dados

    Aumentam as opções de formatos de armazenamento, aumenta também a segurança dos dados e informações colhidos e guardados. O potencial das nuvens e suas possíveis utilizações continua sendo ampliado e aperfeiçoado. Ganham destaque as nuvens híbridas e distribuídas. Também é tendência o armazenamento em camadas, que apesar de existir há anos só agora vem sendo remodelado para quem busca por economia financeira e, ao mesmo tempo, segurança. Outra atração do assunto “armazenamento” para 2020 é a computação de borda (edge computing), pensada para facilitar a filtragem, o tráfego e o processamento de dados.

    Tendência #5: blockchain

    Muito se fala em blockchain, mas pouco se vê. Por enquanto! A ideia é que no ano que vem o blockchain e todo o seu potencial se tornem explícitos e disponíveis para quem quiser (e puder) usufruir deles. O blockchain permitirá transparência; redução de custos e de tempo gasto em transações; mais segurança e melhor fluxo de caixa. Através dele, será possível rastrear ativos até sua origem.

    Leave your comment

    Please enter your name.
    Please enter comment.

    Entre em contato conosco !