18 de setembro de 2019

    COMO IMPLANTAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA MINHA EMPRESA?

    Segundo o professor e escritor Nei Grando, a transformação digital é a mudança organizacional que usa tecnologias digitais e modelos de negócios para melhorar o desempenho da organização e a experiência do cliente.

    Mesmo sabendo que a tecnologia tem papel importante no desenvolvimento de qualquer segmento empresarial, as mudanças podem levar algum tempo e precisam ser aplicadas gradativamente. Isso ocorre, tendo em vista que os funcionários nem sempre estão preparados para esse tipo de mudança.

    Nesse artigo vamos falar sobre as formas de facilitar o processo e também algumas maneiras práticas que você pode aplicar ainda esse ano!

    INCLUSÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA CULTURA DA EMPRESA

    O primeiro passo para implantar a transformação digital é a identificação de processos analógicos e ineficientes. Ao fazer essa análise é possível encontrar onde estão as falhas da empresa e buscar soluções para saná-las com o auxílio da tecnologia.

    Essa primeira etapa pode contar com o auxílio dos funcionários, gestores, diretores e até mesmo dos clientes da empresa. São essas pessoas que vivenciam o dia a dia do negócio e podem falar com mais propriedade sobre ele.

    Veja aqui a importância de a transformação digital ocorrer na empresa inteira e saiba como colocar a sua empresa no futuro!

    IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E TREINAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

    Após engajar a equipe e demonstrar a importância da transformação digital para o sucesso da empresa é preciso que se faça um bom plano de ação. O planejamento deve conter todas as etapas de implantação e principalmente e as formas com que os novos processos serão realizados.

    Essa fase é crucial para o sucesso da jornada de transformação digital, pois ao estipular prazos e metas, os funcionários sabem para onde as coisas devem caminhar, trabalham com mais tranquilidade e a empresa enfrenta bem menos resistência ao processo.

    O Treinamento do pessoal para a utilização das novas tecnologias também é essencial para que as mudanças sejam bem-sucedidas. Por isso o mais recomendável é que se contrate uma empresa de consultoria especializada para acompanhar a empresa e seus colaboradores em todas as etapas de implantação.

    Isso facilita consideravelmente o processo e aumenta as chances de resultados bem-sucedidos. Prova disso é o estudo realizado pela Information Services Group (ISG), em fevereiro deste ano que revelou, dentro de seu relatório Digital Business Transformation Brazil, que as empresas estão cada vez mais buscando consultorias para lhes auxiliar no processo de transformação digital.

    MANEIRAS PRÁTICAS DE IMPLANTAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

    O mercado está sempre em constante desenvolvimento tecnológico, exemplo disso é que o setor industrial por exemplo, já fala amplamente a respeito de Indústria 4.0, que consiste no uso de novas tecnologias para o desenvolvimento de fábricas inteligentes com a finalidade de reduzir os custos e aumentar a produtividade.

    Se as fabricantes não se adaptarem e implementarem o conceito de transformação digital poderão ficar para trás, e a tendência é que essa premissa se estenda para todos os segmentos do mercado.

    A partir dessa urgência podemos citar algumas medidas que podem ser incluídas no processo de transformação digital de empresas e que se adequam muito bem a praticamente qualquer segmento:

    • Cloud Computing: Com o uso dessa ferramenta, os gestores e demais funcionários da empresa podem acessar os arquivos de maneira remota, segura e com muito mais agilidade;

    Se você se interessou pelo assunto clique aqui e saiba quais as melhores dicas para inovar utilizando o cloud!

    • Marketing Digital: Essa técnica pode ser feita de diversas maneiras, mas em todas elas a única constante é a utilização da internet a favor da empresa. É possível contratar anúncios em redes sociais, criar um site de vendas online, enviar e-mail marketing, entre outros;
    • Renovação de Equipamentos e Softwares: Computadores, impressoras, celulares e diversos outros aparelhos e sistemas antigos e com falhas de funcionamento, não são nada produtivos. Por isso é interessante pensar em fazer um investimento nas ferramentas que a empresa utiliza no dia a dia;

    Todas essas, e diversas outras maneiras de implantar a transformação digital podem ser feitas de forma rápida e com uma grande facilidade de adaptação por parte dos colaboradores, quando se investe em uma consultoria especializada, que acompanha todo o processo lado a lado com empresa.

    Um estudo realizado no ano passado pela Dell EMC em parceria com a Intel identificou que a estrutura das empresas no Brasil não está nem perto de avançar competitivamente na transformação digital que acontece no mundo.

    Por esse motivo, as empresas devem aceitar que a mudança e inevitável e tratar do assunto como uma grande oportunidade de sair na frente dos concorrentes na exploração de novas tecnologias.

    A transformação digital deve ser um ciclo contínuo de mudanças graduais que acompanham o desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, a empresa estará sempre atualizada e pronta para se destacar no mercado.Para ter sucesso ao implantar a transformação digital clique aqui e tenha acesso a tudo que você precisa saber sobre o assunto!

    Fonte: CDT

    Entre em contato conosco !