10 de julho de 2019

    A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL PRECISA ACONTECER NA EMPRESA INTEIRA

    Para conceituar o fenômeno da transformação digital é preciso ir além da modernização de empresas que não utilizam amplamente a tecnologia em seus processos. É preciso que seja feita uma observação mais abrangente, que contemple diversos aspectos.

    Primeiramente é necessário partir das pessoas que atuam dentro das empresas e somente a partir disso chegar até o momento de modernização tecnológica que estamos vivendo.

    Feitas essas considerações, se passa a uma análise histórica que deve abarcar até mesmo o século passado. Sim! Os principais produtos e serviços que você utiliza diariamente, provavelmente foram desenvolvidos há muito tempo, por empresas que podem contar com muito mais de 20 anos de atuação no mercado.

    Então como é possível querer que essas empresas simplesmente passem pela transformação digital e comecem a utilizar a tecnologia da mesma forma que as empresas criadas nos últimos anos?

    COMO COLOCAR SUA EMPRESA NO FUTURO

    Bom, a boa notícia é que isso pode ser alcançado, a questão toda está em como essas empresas vão passar por esse processo. Não é simples, mas é totalmente possível se a transformação digital acontecer na empresa inteira!

    As novas gerações estão no mercado também para facilitar a passagem por esse processo. Isso ocorre uma vez que os profissionais mais jovens conseguem transmitir a sua parcela de conhecimento dentro das empresas. Os estágios por exemplo, que antes eram uma fonte de aprendizado somente para os jovens, agora se tornam uma via de compartilhamento de conhecimento de ambos os lados.

    Esse aspecto é muito delicado, pois o que ocorre é que muitas empresas contratam jovens estagiários cheios de vida e vontade de aprender e os deixam de lado utilizando a tecnologia que a empresa obrigatoriamente teve que adotar para facilitar os seus processos.

    Você com certeza já trabalhou ou pelo menos já visitou empresas que deixam os estagiários de lado fazendo trabalhos mecânicos em impressoras multifuncionais, enviando e-mails e utilizando sistemas em computadores que os próprios funcionários não dominam e nem têm interesse em utilizar.

    Isso é muito comum, mas pode ser modificado desde que haja um comprometimento interno nas empresas para que essa situação seja superada em conjunto.

    Isso não quer dizer que os funcionários deverão ser obrigados a lidar com novas tecnologias assim que elas forem implementadas. O que deve ocorrer é uma conscientização do grupo inteiro, dos diretores até os estagiários, para que a cultura da empresa seja aprimorada e levada para era digital.

    Para isso, é importante que dentro do ambiente de trabalho ocorram incentivos frequentes para que um sistema efetivamente colaborativo, de aprendizados e trocas de informações seja construído.

    Assim os profissionais mais antigos na empresa poderão passar o seu conhecimento para os mais novos e os jovens poderão agregar muito com a sua parcela de saber, principalmente dentro da parte tecnológica da empresa.  Dessa forma, a empresa alcança resultados muito melhores e o próprio ambiente de trabalho se torna mais agradável e produtivo.

    NÃO TENHA MEDO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

    Após essa análise, podemos passar para um estudo mais aprofundado de como as inovações tecnológicas podem auxiliar no desenvolvimento e na rotina das empresas. Uma vez que o local de trabalho se torna mais cooperativo e todos estão engajados no propósito de realmente adentrar a fase de transformação digital, as empresas podem começar a investir mais em tecnologias que aprimorem a forma como o trabalho é realizado.

    Exemplo disso são os modelos de trabalho home office, regulamentados pela legislação trabalhista vigente. Nessa modalidade, os profissionais devem trabalhar a partir de sua casa ou em diversos outros ambientes, que não sejam o ambiente da empresa que o contratou.

    O trabalho é feito de maneira totalmente automatizada, reduzindo os custos operacionais, aumentando a produtividade e ao mesmo tempo, proporcionando ao funcionário que tenha uma grande melhora em sua qualidade de vida, já que pode ficar mais tempo com a família e não precisa passar pelo trânsito ou pelo transporte público de sua cidade.

    Mas para que o home office consiga gerar todos esses benefícios, é essencial que os colaboradores destinados para essa modalidade tenham todos os recursos tecnológicos disponíveis para isso, e principalmente, saibam como utilizar esses recursos a seu favor.

    A tecnologia também faz com que as modalidades de trabalho tradicionais, ou seja, dentro da empresa, fiquem otimizadas, mais rápidas e menos burocráticas. Isso é possível quando a empresa e seus colaboradores, fazem uso dos sistemas digitais para facilitar e aprimorar o desempenho dos processos realizados.

    Para que isso seja alcançado voltamos ao ponto inicial, quando vimos que a transformação digital precisa acontecer em toda a empresa. Esses resultados expressivos e positivos para todos funcionários e também para a empresa como um todo, só serão obtidos, quando, e se a empresa mudar a forma como a tecnologia é tratada.

    É essencial que se faça um trabalho com o intuito de realmente aprimorar a cultura operacional da empresa e incentivar os colaboradores não só a fazer, mas principalmente, a QUERER ser parte dessa transformação.

    Fonte: CDT

    Leave your comment

    Please enter your name.
    Please enter comment.

    Entre em contato conosco !