14 de maio de 2019

    DICAS PARA EQUIPE DE GERENCIAMENTO DE BANCO DE DADOS

    O banco de dados é um dos principais ativos da empresa. Se há décadas atrás sua relevância era valorizada somente pela área de TI, atualmente essa importante fonte de informação é usada nas mais diversas atividades de negócio, seja para a operação em si, ou para a gestão, marketing, finanças, recursos humanos, entre outros.

    Um bom gerenciamento de banco de dados é fundamental para o sucesso da empresa, garantindo a segurança de suas informações e conquistando vantagens competitivas que proporcionam diferenciação em um mercado com alta concorrência, que exige cada vez mais agilidade e dinamismo.

    Por ser um ativo importante, em geral é recomendado que a gestão de banco de dados seja feita internamente pela empresa, por questões de segurança, economia e praticidade. Para um bom gerenciamento de banco de dados, algumas dicas são valiosas.

    GESTÃO INTERNA NÃO SIGNIFICA TUDO INTERNO

    A gestão interna assume o controle e a responsabilidade sobre tudo o que acontece com o banco de dados, mas isso não significa que ela precisa realizar internamente todo o trabalho relacionado.

    A terceirização de partes específicas é recomendada, obtendo expertise sobre determinadas áreas que são importantes para o gerenciamento de banco de dados, mas que são inviáveis de conseguir internamente, seja por falta de recursos tecnológicos, conhecimento ou mesmo dinheiro para investimento.

    PRIORIZE SEGURANÇA E BACKUP

    A segurança com relação a esse ativo é o fator primordial para a gestão, afinal dados corrompidos, perdidos ou mesmo roubados podem trazer inúmeros prejuízos para a empresa. Portanto a preocupação em manter o banco protegido é uma questão prioritária, além da questão de restrição de acesso dos usuários, isso passa invariavelmente pelo backup, que é uma fonte de retorno em caso de problemas.

    O backup pode ser físico, em nuvem ou em ambos, a decisão de qual o melhor formato deve ser feita baseada na necessidade da empresa. Contar com soluções parceiras nesse momento pode ser uma excelente opção, já que muitas possuem tecnologias e profissionais comprometidos para oferecer a segurança necessária em hardware, software e cloud.

    MANTENHA O BANCO DE DADOS ATUALIZADO

    É importante uma avaliação periódica dos registros no banco de dados, verificando se todos os campos são preenchidos corretamente e estão salvos. Manter atualizado o banco de dados inclui atualizações também no backup, minimizando o risco de perdas de dados.

    Indo além da atualização efetiva do banco, é importante alinhar-se ao negócio e verificar se os registros fazem sentido para empresa. Uma rotina de atualização sobre quais são as informações relevantes para os trabalhos desenvolvidos nas diversas áreas da empresa é uma forma pró-ativa de desenvolver diferenciais competitivos no uso da informação.

    Por exemplo, conversar com a área de marketing sobre o que ela está trabalhando, pode esclarecer sobre como as informações do banco de dados podem ajudar nesse trabalho, eventualmente novos dados precisam ser coletados, o sistema precisa ser atualizado de forma dinâmica as novas realidades de trabalho.

    USE UM SISTEMA EFICIENTE

    Por fim, é importante usar um sistema que facilite o trabalho de gerenciamento de banco de dados de forma específica para o negócio de cada empresa.

    Seja qual for o formato do banco, o DBA (Database Administrator) deve ser capaz de ter total controle sobre esse, minimizando riscos e problemas, de forma a desempenhar o seu trabalho com o máximo de facilidade e eficiência.

    A Itline é uma parceira para infraestrutura de banco de dados, entregando soluções que oferecem segurança, eficiência e maior tranquilidade para esse trabalho.

    Fonte: Sylvia Bellio