27 de março de 2019

    COMO A IOT ESTÁ PRESENTE NA MINHA ROTINA

    Trabalhar diariamente com tecnologia só me dá ainda mais certeza do quando ela se tornou importante e faz, a cada dia, mais parte da nossa vida. E a tendência é que essa presença fique ainda mais forte.

    O que antes era visto apenas em filmes, hoje já está se tornando realidade. A responsável por isso? A IoT. Já ouviu falar dela? Vou explicar melhor.

    AFINAL, O QUE É IOT?

    A IoT – sigla em inglês que significa “Internet of Things” – ou no nosso bom e velho português “Internet de Todas as Coisas”, é uma tecnologia em desenvolvimento que permite conectar tudo, literalmente tudo, e não apenas os aparelhos que estamos mais habituados, como notebooks, smartphones e TVs, por exemplo.

    Para deixar mais claro, imagine as seguintes cenas: com apenas um toque você pode verificar tudo que tem na sua geladeira, sem ao menos ir até a cozinha. E com mais um clique, solicitar a compra de todos os itens que faltam.

    Do seu escritório você pode garantir que, ao chegar em casa, a banheira estará cheia, com a temperatura da água ideal, e tudo isso através de um simples comando.

    Ou ainda, naquele dia que saiu correndo de casa, ter a certeza de que fechou todas as portas e janelas, sem que para isso tenha que voltar do meio do caminho. Acessando um aplicativo próprio, você vai poder confirmar se tudo está em ordem. E, caso não esteja, fechar a distância o que for preciso.

    Este é o conceito da IoT, e por meio desta tecnologia você conseguirá todas essas facilidades, e muitas outras. Se isso ajudará no nosso dia a dia? Com certeza, e muito! São melhorias que somente com o uso de tecnologia se tornarão realidade.

    A IoT não transformará somente as situações domésticas e rotineiras, seu uso será estendido também para beneficiar áreas como da saúde, segurança, educação, entre outras.

    Inclusive, ela já não está tão distante assim. Em muitos lugares esta tecnologia já é uma realidade, e um bom exemplo é o uso da IoT na educação. Por meio de aplicativos que ao mesmo tempo ensinam e divertem, as crianças recebem o aprendizado como uma brincadeira, que o torna mais atrativo e dinâmico.

    E QUANTO A IOT AFETARÁ A VIDA DAS EMPRESAS?

    Como consumidora de tecnologia, posso dizer o quanto isso facilitará nossa vida, e sim, não vejo a hora de muitas destas facilidades serem implantadas! Como gestora, saliento que a IoT apresenta grande potencial de crescimento para todas as empresas, mas serão necessários alguns ajustes para que ela não mude de face e se torne vilã.

    Investir na tecnologia da IoT é algo que todas as organizações deverão fazer, ou correrão o risco de ficarem para trás em relação a seus concorrentes. Mas para isso, será preciso atenção nos seguintes pontos:

    Aumentar a capacidade de processamento de dados

    Com a implantação da IoT será necessária uma estrutura capaz de armazenar e processar, de forma rápida e precisa, todos os dados que circulam através dela.

    Para isso, as empresas precisarão investir em estruturas e equipamentos que permitam essa transmissão com eficiência.

    Investir em segurança digital

    Para a implantação da IoT, um cuidado muito importante que todas as empresas deverão ter é com a segurança digital. Ter a certeza que seus sistemas serão programados, alterados e utilizados, somente por pessoas autorizadas para isso, garantindo a segurança dos dados de seus produtos, de seus clientes e de seus funcionários.

    Mudar a cultura empresarial

    E por falar em funcionários, esse é outro ponto que precisará ser bem trabalhado. Mudar os costumes e a cultura das pessoas talvez seja uma importante barreira a ser quebrada.

    De nada adianta ter toda tecnologia a nosso favor se os colaboradores, e gestores, se mantiverem presos a costumes antigos.

    Com a IoT, muito da cultura, forma de trabalho e de prestação de serviços será mudada. São aplicativos e sistemas que controlarão e indicarão não só a frequência dos colaboradores, mas também sua produtividade.

    Como exemplo, posso citar que cada vez mais será possível permitir que os funcionários trabalhem de forma remota, sem que isso influencie na qualidade de seus serviços. Torna-se também uma forma de economia para a empresa, no que diz respeito à locação de espaço e despesas com transportes, por exemplo, e mais qualidade de vida para o funcionário, que quanto melhor estiver mais resultados trará.

    Será preciso abrir a mente e entender o quanto a implantação desta nova tecnologia renderá benefícios ao crescimento da empresa, e no desenvolvimento de seus funcionários.

    VAMOS RECEBER A IOT DE BRAÇOS ABERTOS!

    Os brasileiros são um dos povos mais abertos a novas tecnologias, e se adaptam muito bem a elas. Inclusive, querendo cada vez mais todas as suas vantagens e benefícios, esperando sempre o próximo lançamento, a próxima atualização.

    Como eu disse, a IoT já é uma realidade e está cada vez mais perto de fazer parte efetivamente do nosso dia a dia. Recebê-la é aceitar as inovações que o futuro traz, tanto para nossa vida pessoal, quanto para a profissional.

    Fonte: CDT