28 de março de 2019

    Mulheres e tecnologia: uma combinação que dá resultado!

    É verdade que os homens são relacionados aos PCs, video-games e à tecnologia em geral com mais frequência. Todo mundo conhece Steve Jobs e Bill Gates, os fundadores da Apple e da Microsoft, respectivamente. Certamente também, você já ouviu alguma história relacionada ao Mark Zuckerberg, idealizador do Facebook. Agora, escrevo este texto para mostrar exemplos de mulheres importantes na área da tecnologia. Elas existem, sim! E são dezenas, inclusive no comando de equipes aqui no Brasil.

    Mulheres que marcaram a história da tecnologia

    • Ada Lovelace (1842): é considerada a primeira programadora da história;
    • Hedy Lammar (1942): além de bonita e estrela de cinema, Hedy foi inventora de uma técnica que evita a interceptação de mensagens (salto de frequência);
    • Grace Hopper: programou o primeiro computador digital de larga escala e criou o primeiro compilador;
    • Jean Sammet (1962): criou uma das primeiras linguagens computadorizadas, que entrou em uso pelas mãos da IBM.
    • Radia Perlman (1988): considerada mãe da internet, desenvolveu protocolo que auxiliou no problema de compartilhamento de arquivos entre computadores;

    É de perder o fôlego! E você não viu nem uma pequena parte da lista!

    Assim como eu, todas estas mulheres que hoje atuam na tecnologia e ganham destaque no mercado são inspiradas em muitos homens já conhecidos e também em outras mulheres que entraram para a história dos computadores e correlatos. Existe maior identificação dos homens com carreiras de exatas e das mulheres com carreiras de humanas, mas isso não impede que a performance de muitas mulheres seja superior a dos homens quando ambos exercem funções iguais ou semelhantes na área da tecnologia.

    A importância das mulheres na área de tecnologia

    De acordo com pesquisa realizada pela Catho, em parceria com a Revelo e com a UPWIT (Unlocking The Power Of Women in Technology), mais da metade das mulheres que atuam na área de informação já sofreram algum tipo de discriminação no trabalho, mas o mundo está mudando e grande corporações são parte fundamental desta mudança, inclusive por abrirem suas portas para a atuação feminina em relevantes cargos. O desempenho das mulheres em áreas variadas de empresas de tecnologia é louvável e precisa, sim, ser mais incentivado.

    A atuação de mulheres em cargos de liderança dentro deste mercado requer postura concisa e posicionamento forte. A mulher usa ao seu favor a habilidade de exercer multi-tarefas e enxerga a empresa como um todo, além de ser capaz de se adaptar às mudanças, o que é um fator muito importante para quem trabalha com T.I.

    Do que precisamos? De cada vez mais espaço e valorização

    Estamos entrando em uma nova era de valorização da mulher de tecnologia da informação. A ideia é avançarmos em relação à entrada do sexo feminino neste mercado de trabalho, da mesma forma que computadores e softwares; celulares e dispositivos avançam rumo ao futuro com tanta rapidez.

    Fonte: CDT